Bernese Mountain Dog

 

A RAÇA

   O BERNESE MOUNTAIN DOG, também chamado de boiadeiro bernês, ou simplesmente de “bernese” é a maior e mais conhecida das quatro variedades de boiadeiros suiços (boiadeiro de Entlebuch, boiadeiro de Appenzell, grande boiadeiro suiço e boiadeiro bernês). É provável que os cães molossos, que seriam seus ancestrais (utilizados pelas legiões romanas primeiramente para o combate e depois para a guarda dos rebanhos), tenham chegado até a Suíça a mais de 2.000 anos seguindo tropas de soldados romanos.

   Sua função original é a de cão de fazenda, onde realizava as mais diversas funções desde conduzir o gado até puxar as carroças, carregadas de leite, das fazendas para as queijarias, motivo pelo qual também ficou conhecido como “cão queijeiro” nos primórdios da raça. A utilização de cães de tração para puxar carroças pequenas, chamadas de sleddings, já foi bastante comum em alguns países da Europa, principalmente devido aos altos preços alcançados pelos cavalos e o alto custo para sustentar um cavalo, mas também, e especialmente no caso dos boiadeiros berneses, devido a região em que viviam, de terreno muito acidentado, com diversas pontes que era mais apropriada para as patas dos cães que para os cascos dos cavalos. Alguns clubes da raça, até hoje, realizam provas de tração com estes cães para evitar que suas aptidões naturais se percam.

    A industrialização das fazendas onde o berneses trabalhava, fez com que a raça quase fosse esquecida e, no início do século XX ela estava quase esquecida em sua região de origem.  Não fosse por alguns antigos moradores de Berna e pelo esforço de Franz Schertenleib, dificilmente o berneses teria sobrevivido. Durante o trabalho de seleção de bons exemplares e de aprimoramente da raça desenvolvido por Franz Schertenleib, a raça foi misturada com cães Terra-Nova o que contribuiu para aumentar seu tamanho.

     Cão muito bonito e amigável, é manso, paciente e muito apegado a sua família. Além de um cão de fazenda versátil é um excelente cão de companhia de porte grande a gigante. O Bernese Mountain Dog é bastante resistente e de temperamento equilibrado, dócil e tranqüilo, uma boa raça para crianças e adultos. Além disso o bernese é muito inteligente e fácil de se adestrar (22ª colocação no ranking de inteligência de Stanley Coren) e tende a se adaptar bem a presença de outros animais na casa, mesmo que sejam de outra espécie. Sua grande adaptabilidade e adestrabilidade fizeram dele um bom cão policial e cão de salvamento.

   Esta raça é calma, mas que deve ser exercitada regularmente com passeios, além disso deve dispor de espaço na casa. Seu pêlo, apesar de longo, não necessita de maiores cuidados bastando apenas uma ou duas escovações semanais. Esta raça pode estar sujeita a incidência de Atrofia progressiva da retina e de displasia, ambos problemas de origem genética e que podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

   Em 1902 indivíduos deste raça foram apresentados em exposições. Em 1907 foi publicado um padrão, em 1949 houve uma legeira introdução de sangue novo do Terra-Nova. Ele tornou-se o mais conhecido dos Boiadeiros helvécios. Cruzado com o Labrador, gerou em 1990 uma nova “raça”, ainda em estado experimental, o Boulab.

País de origem: Suíça
Padrão: FCI
Grupo: 2
Seção: 3
 
 
 
ASPECTO EM GERAL
 

    Os Berneses, como são normalmente chamados, são uma raça de cães tricolores de grandes proporções, medindo 58 a 70 cm na altura dos ombros. Os padrões da raça não delimitam o peso dos animais, mas ele costuma variar entre 30 e 60 kg. A raça pode ser facilmente identificada pelo padrão tricolor da pelagem: corpo, pescoço, pernas, cabeça e orelhas são totalmente pretos; o rosto, os pés e as marcas sobre os olhos são cor de ferrugem ou marrom; os dedos, o peito, o focinho, a ponta da cauda e uma faixa entre os olhos são brancos. O padrão de cores é rígido e pode variar ligeiramente apenas na quantidade de branco. Um cão com a marca do peito perfeita apresenta uma marca em forma de "cruz suíça" branca quando visto de frente na posição sentada. Os olhos são de um marrom escuro marcante e de forma amendoada. Os Boiadeiros de Berna machos são geralmente maiores que as fêmeas, mas ambos os gêneros são igualmente fortes.

    A cabeça poderosa, o crânio pouco arqueado, stop bem marcado, focinho poderoso; Olhos amendoados, de cor marrom escuro; Orelhas de inserção alta, triangulares, pendentes em repouso; Corpo atarracado, peito largo e bem descido, dorso sólido e reto, garupa ligeiramente arredondada, ventre não esgalgado; Pelagem tricolor, fundo de cor preta com marcas fogo (castanho-avermelhado escuro) nas bochechas, acima dos olhos, nos membros e no paito. Marcas branca na testa (lista), área branca no pescoço e no antepeito, patas e cuda brancas. Membros vigorosos e de ossatura forte, patas curtas e arredondadas, dígitos fechados; A cauda tufosa, portada baixa em repouso; Pêlo longo, liso, ou ligeiramente ondulado; Tamanho do macho é de 64 a 70 cm e da fêmea é de 58 a 66cm.

 
TEMPERAMENTO

 

   O seu temperamento é um ponto forte da raça. São afetuosos, leais, obedientes, estáveis e inteligentes. A maioria convive bem com outros animais de estimação como gatos, cavalos, etc. São muito bons para adestramento caso os seus donos sejam pacientes e  mantenham um treinamento consistente; eles necessitam de algum tempo para interpretar o treinamento. Não respondem bem a tratamento violento, mas estão sempre ansiosos para agradar em troca de reconhecimento e de prendas. São também cães carentes de atenção e amor, muito amorosos. Adoram se recostar nas pessoas ou sentar aos seus pés. Receia solidão.

Bernese mountain dog Filhote

Boiadeiro bernes filhote

Bernese no Rio de Janeiro

Contato

canilchanchow

canilchanchow@hotmail.com

Petrópolis - RJ

@canilchanchow

www.facebook.com/Canil-Chan-Chow-596062893866181/

(24) 2291-5707
(24) 99966-0112 - Whast app

Despachamos para todo o Brasil!

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!